sábado, 13 de março de 2010

MARTIRIZADOS NO MERCADO (PARTE I)

MARTIRIZADOS NO MERCADO (PARTE I)

(AUTOR: Antonio Brás Constante)

 

Hoje em dia, as mulheres modernas utilizam várias facilidades para suprir os seus lares, e entre elas podemos citar: As tele-farmácias, tele-gás, tele-pizza e a mais usada entre as casadas: O tele-marido.

 

O serviço é muito simples e prático, bastando ligar ao seu esposo quando ele estiver voltando do trabalho, perguntar em que parte do caminho ele se encontra naquele momento (provavelmente em algum engarrafamento) e pedir-lhe que passe no mercado.

 

Uma vez feita à encomenda, vai o bom e cansado maridão efetuar as compras solicitadas. Um homem no mercado, sozinho, é um animal totalmente fora de seu ambiente natural. Ele fica com ares de perdido, sem saber o que exatamente procurar, e quando encontra ainda se atrapalha com as diversas marcas, tamanhos e tipos dos produtos ali expostos.

 

Nos bares nos saímos bem, nos postos de gasolina, clubes ou similares ficamos completamente à vontade, mas nos mercados os homens em geral padecem do “mal dá má escolha”, tudo que compramos acaba aos olhos da esposa sendo a mercadoria errada. Isto aos poucos vai minando nossa autoconfiança e transformando às idas aos mercados em verdadeiros tormentos.

 

A pior parte é quando chega a hora de comprar frutas e/ou verduras. Vejam a simplicidade com que as mulheres apalpam e escolhem sempre as melhores, mais saudáveis e suculentas delas, já o homem não tem esta facilidade. Por mais que verifiquemos qualquer hortifrutigranjeiro, sempre acabamos comprando de modo geral os que estão: ou maduros demais, ou verdes, ou estragados.

 

Outro problema no mercado é que muitos homens não conseguem se concentrar nas desinteressantes mercadorias, pois se distraem frente ao desfile das várias clientes charmosas, atendentes sorridentes, promouters deslumbrantes que acabam com qualquer chance de analise mais detalhada de qualquer produto.

 

Claro que existem homens comprometidos e extremamente fiéis, que para não cair na tentação de contemplar todas aquelas beldades (que não se sabe se estão sorrindo para eles, ou de sua situação simplória), tentam fixar sua atenção, por exemplo, nas cebolas.

 

Sentem a passagem daquelas musas ao seu lado, pedindo licença, sussurrando umas com as outras, e os homens firmes ali, compenetrados na escolha de suas cebolas. Já nem lembram mais se eram três unidades ou trezentas gramas. Por fim, acabam comprando mais de três quilos.

 

Finalmente terminam as compras, pagam as contas e seguem para seus lares, os olhos cheios de lágrimas, que por mais que tentem não conseguem sufocar. Não pense que o choro masculino é causado por alguma espécie de medo da esposa, ou pela tensão de final do dia, mas simplesmente por causa do cheiro insuportável dos vários quilos de cebola estragada que estão carregando no porta-malas do carro.

 

Por fim gostaria de fazer um apelo às mulheres, não torturem seus maridos mandando-os para os mercados sozinhos e indefesos. Vão vocês ora bolas. Senão começaremos também a mandá-las nas madeireiras e oficinas mecânicas, para vocês sentirem o gostinho de estar em um ambiente inadequado (?) ao universo feminino, ou talvez não... Pensando bem, melhor não mesmo, vai que a partir daí nos tornemos totalmente obsoletos. (P.S: há todos aqueles que acharam o texto machista e blá, blá, blá, apoio seus pontos de vista, suas críticas endereçadas ou não, e principalmente, também amo todos vocês);

 

NOTA DO AUTOR: Os amantes da leitura agora dispõem de um excelente portal chamado: www.skoob.com.br, funciona como uma rede social (tipo orkut), mas com ferramentas de leitura, tipo: Estante virtual para cadastrar seus livros, histórico de leitura, resenhas, etc. Quem quiser participar vai encontrar por lá o meu singelo livro “Hoje é seu aniversário”, não esqueçam de adicioná-lo em suas estantes, ok? Quem quiser também pode me pedir uma cópia em PDF do livro, ou para fazer parte de minha lista de leitores, que recebem semanalmente meus textos, para isso basta enviar um e-mail para: abrasc@terra.com.br.

 

SOBRE O AUTOR: Antonio Brás Constante se define como um eterno aprendiz de escritor, amigo e amante da musa inspiração. Lançou recentemente o livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE”, disponível pela editora AGE (www.editoraage.com.br).

 

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

 

ULTIMA DICA: Divulgue este texto aos seus amigos (vale tudo, o blog da titia, o orkut do cunhado, o MSN do vizinho, o importante é espalhar cada texto como sementes ao vento). Mas, caso não goste, tenha o prazer de divulgá-lo aos seus inimigos (entenda-se como inimigo, todo e qualquer desafeto ou chato que por ventura faça parte de um pedaço de sua vida ou tente fazer sua vida em pedaços).

 

 

 

Nenhum comentário: