sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

OS EXTREMOS DE UM CÍRCULO (Autor: Antonio Brás Constante)

OS EXTREMOS DE UM CÍRCULO

(Autor: Antonio Brás Constante)

 

Tudo que é extremo é limitado por natureza. Finito. Pois se é extremo não tem mais para onde avançar, chegou ao limite. Estagnou. Não importa se isso é relacionado a idéias, ações ou qualquer outra coisa. O extremo é o fundo de um poço, e talvez o ponto de partida para se voltar atrás, de começar a repensar atitudes.

 

Um terrorista quando movido pelo extremismo é alguém com quem fatalmente não adiantará qualquer diálogo, pois está disposto a ir até o extremo máximo que um ser vivo pode chegar, ou seja, a morte, findando sua vida por causa de suas incontestáveis causas, praticando atos detestáveis para alcançar este fim, culminando com seu próprio fim.

 

Muitos passam suas vidas em busca dos extremos, o extremo prazer, a extrema emoção, a extrema perfeição, a felicidade eterna (uma forma extrema de felicidade), visto que a eternidade pode ser encontrada mesmo em um mero instante (que tantas vezes passa despercebido e pisoteado na corrida ao extremo das coisas), e quando aqueles que isso almejam lá chegam, ao ponto mais extremo que buscavam, se vêem em um lugar como outro qualquer, e se olharem para trás vão tristemente notar que passaram batidos por tudo aquilo que valia a pena ser encontrado e que, muitas vezes, já não tem mais como retornar.

 

Nosso planeta redondamente constituído, mesmo em sua mais imperfeita geometria circular, é um bom exemplo a ser analisado. Muitos falam em extremo sul, extremo norte, mas o mais extremo esta apenas um passo atrás de onde estamos, e assim sucessivamente. Vivemos em pontos extremos de um circulo, e estes extremos mudam conforme nos movemos, e o mais distante e mais próximo passa a ser o lugar por onde acabamos de passar.

 

Buscar o equilíbrio das coisas sempre é uma opção, mas alguns confundem equilíbrio, ou mesmo centrismo, com egocentrismo, entendendo que devem ser o centro de tudo, e ao invés de encontrar harmonia se transformam em buracos negros puxando tudo e todos para seu centro de gravidade, pois para essas pessoas qualquer falta de atenção ao seu universo é algo da maior gravidade.

 

E assim como os tais buracos, até mesmo a luz que por esses indivíduos passa é sugada para dentro de sua gigantesca e voraz vaidade, e é utilizada como sendo sua. São extremistas pensando que são o centro de todas as atenções e que o mundo gira ao seu redor.

 

Enfim, assim como os extremos são o ponto final, eles também podem ser o ponto inicial de qualquer coisa. Vejo um pouco disso nos aniversários. Nascemos em um determinado ponto da existência e a cada ano vamos tomando distância, seguindo rumo a derradeira inexistência.  E se nós pararmos para pensar, ao longo de cada ano mudamos (ou temos a chance de poder mudar) gostos, pensamentos, atitudes e ações, crescendo, amadurecendo, e até, quem sabe, escrevendo sobre isso...

 

FILMES NO YOUTUBE: Produzi dois filmes e postei no Youtube, se quiser assisti-los e quem sabe dar boas risadas, basta acessar o Youtube e procurar por: “3D – Hoje é seu aniversário” ou “Livro Maldito”, ou através dos links:

 

http://www.youtube.com/watch?v=IEHnTRFR0Dg

 

http://www.youtube.com/watch?v=lv0DJRp94NM

 

Se gostar dos filmes e tiver conta no Youtube, peço que clique em “gostei” me ajudando assim a divulgá-los.

 

LIVRO E LISTA DE LEITORES: Estou distribuindo gratuitamente cópias em PDF do meu livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE”. Se você quiser o livro em PDF ou fazer parte de minha lista de leitores, basta enviar um e-mail para: abrasc@terra.com.br.

 

Site: abrasc.blogspot.com

 

ULTIMA DICA: Divulgue este texto aos seus amigos (vale tudo, o blog da titia, o Orkut do cunhado, o MSN do vizinho, o importante é espalhar cada texto como sementes ao vento). Mas, caso não goste, tenha o prazer de divulgá-lo aos seus inimigos (entenda-se como inimigo, todo e qualquer desafeto ou chato que por ventura faça parte de um pedaço de sua vida ou tente fazer sua vida em pedaços).

 

 

Nenhum comentário: